Obras licenciadas sob Creative Commons

As imagens das obras de Ângela Ataide agora estão licenciadas sob a licença Creative Commons. Licenciar obras sob uma licença Creative Commons não significa abrir mão dos seus direitos autorais. 

Leia mais...

Ângela Ataide

Artista Plástica e Arteterapeuta

Símbolos natalinos (Diário do Aço) PDF Imprimir E-mail
Ter, 29 de Dezembro de 2009 00:00
Os presépios, representação da religiosidade, ganham novas formas e tamanhos

Matéria publicada no Diário do Aço no dia 24/12/09.

TIMÓTEO – A arte é considerada por muitos a manifestação do ser humano diante da realidade que o cerca. As expressões artísticas estão por toda parte, em diversas formas, maneiras, tamanhos, cores e jeitos, entre outros. No período natalino a arte se volta para o vermelho e dourado, as guirlandas, árvores enfeitadas, Papai Noel e, é claro, os presépios.

Símbolo de religiosidade, o presépio é uma constante no Natal. Com a “ajuda” e criatividade dos artistas, mesmo que só revelados nesta época do ano, a referência cristã que remete para o nascimento do Menino Jesus na gruta de Belém, na companhia de José e Maria, servem de inspiração para muitos artífices, o que resulta em belas e diferentes obras.

 

 

O presépio confeccionado a partir de folhas de jornal, feito pelas mãos da artista plástica Ângela Ataíde, é um exemplo de inventividade e sensibilidade. Apenas com a lembrança da imagem dos protagonistas desta tradição, que teve início em 1223, com São Francisco de Assis, Ângela esculpiu a Sagrada Família.

“Já utilizo a técnica de escultura com jornal para aguçar a criatividade das crianças que frequentem os meus cursos. Depois da encomenda de um presépio, realizada pelos empresários Adriano Alvarenga e João Gabriel Rocha, para que sua loja entrasse no clima natalino, resolvi aplicar o método em outras ações”, conta a artista, que confidencia que sua experiência de mais de 25 anos no mundo artístico contribuiu para o sucesso das peças.

Tradição
Durante seis dias Ângela Ataíde trabalhou para montar o presépio. O resultado, segundo João Gabriel, é gratificante. “Não só os clientes, mas a maioria das pessoas que passa diante da loja, para e admira a obra de arte. O presépio não parece ter sido feito de jornal; todos se surpreendem quando se aproximam e notam o detalhe que a artista deixou sem pintar de dourado”, afirma o empresário.

Apesar de partir da ideia de reciclagem, o presépio tem um tom de requinte e o suporte que segura as folhas também mostram a verdadeira vontade de Ângela, João e Adriano: preservar essa clássica tradição e entrar no verdadeiro clima e espírito do Natal.

Outra atração que encanta as crianças é o Papai Noel, de 2 metros e 20 centímetros de altura, que Ângela desenhou no MDF. Figura típica deste período, o bom velhinho é o sinônimo dos tão cobiçados presentes de fim de ano. Mesmo encantando os pequeninos, na loja ele não atrai mais curiosos do que o Menino Jesus na manjedoura, que precisa continuar a ser o principal símbolo do Natal. Afinal, no dia 25 de dezembro é festejado o seu nascimento.

Matéria publicada no Diário do Aço no dia 24/12/09.


Casa de Filosofia e Artes

Endereço: Avenida JK, nº 24, bairro Funcionários - Timóteo - MG
Telefone: 31 3848-2129
Celular: 31 8807-8550, 8732-0453

 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack